O Papel do Low Code na Estratégia de Desenvolvimento Aplicacional: Prós & Contras
Estimated reading time: 11 minutos
Desenvolver ou comprar pronto? Até agora, você tinha duas opções: comprar um produto COTS pela rapidez, mas perder na agilidade e na adequação ao seu negócio. Ou então construir seu próprio software para manter controle e agilidade… Mas correr o risco de um projeto caro e/ou fracassado. Agora, você tem mais opções…
Tradução de artigo por Simone Mink (MENDIX), 02 de Janeiro, 2024
As empresas modernas enfrentam o dilema de desenvolver seu próprio software sob medida ou adquirir uma solução comercial pronta (COTS). Com o avanço tecnológico, a escolha entre desenvolver ou adquirir software está se tornando mais intrincada. A forma como criamos softwares sob medida evoluiu. Graças a essas novas tecnologias, as organizações agora podem alcançar um retorno sobre o investimento (ROI) mais elevado e uma rapidez maior no time-to-market. Confira aqui uma análise detalhada sobre o dilema de construir vs. comprar, incluindo exemplos de empresas que já escolheram seu caminho.
Quando se pensa em decidir entre desenvolver ou comprar software, as empresas têm, nos últimos 20 anos, pendido mais para a compra de softwares comerciais prontos para uso (COTS). E faz sentido, certo ? Produtos COTS oferecem um valor melhor de cara. Eles estão disponíveis na hora e exigem menos configuração. Porém, até as melhores soluções COTS têm seus pontos fracos. Cerca de 53% dos projetos atingem um sobrecusto ao redor de 189% do orçamento original, com as organizações acabando por cancelar em média 31% dos seu projetos.
A maior força de uma solução COTS também é sua maior fraqueza: é feita para agradar a gregos e troianos. É uma solução padrão para problemas comuns, tipo a necessidade de um sistema ERP ou uma ferramenta simples de processamento de reclamações.
Por isso, você tem que ficar de olho nos contras de comprar software de prateleira por causa dos possíveis atrasos nas atualizações do software e das customizações extensas para integração.
Vantagens de comprar software | Desvantagens de comprar software |
---|---|
Rápido para botar para rodar e usar recursos feitos sob medida para as necessidades comuns das empresas | Pouca margem para personalização e flexibilidade |
Custo-benefício e investimento inicial mais baixo | Customizações caras e taxas de licenciamento |
Apoiar-se no histórico comprovado do software, com um histórico de implementações de sucesso | Inclusão de recursos que podem não se alinhar com as necessidades específicas da organização |
Dependência dos fornecedores para manutenção e atualizações, com potencial para ficar preso a um único fornecedor |
Quando comprar software
Na hora de escolher a melhor solução de software, comprar pode ser a melhor opção se você não precisa de nenhuma personalização. Comprar uma solução COTS pode ser a escolha certa se você precisa de um produto rápido e sem complicações.
No entanto, isso pode resolver apenas uma necessidade de curto prazo da empresa. À medida que as necessidades do negócio crescem e mudam, você pode precisar de algo que possa evoluir junto.
Você precisa de um custo previsível
Como já mencionamos antes, soluções personalizadas podem rapidamente fazer os custos dispararem. Comprar uma solução de software garante que você saiba o custo de antemão, o que é uma grande vantagem se você tem um orçamento apertado que precisa respeitar.
Você precisa de uma solução de software rápido
Desenvolver uma solução personalizada pode levar de seis a nove meses — e isso se tudo correr bem! Mas se você precisa de uma solução pra ontem, comprar um software pronto pode ser uma boa aposta.
Construir software sob medida – prós e contras
Desenvolvedores profissionais podem achar a ideia de construir software tentadora. E, embora comprar COTS possa ser mais rápido, também pode parecer limitante. Se a sua empresa tem necessidades e requisitos específicos, a melhor opção é construir.
Os prós de construir software permitem que as empresas entreguem soluções sob medida que se alinham às necessidades estratégicas da sua organização.
O outro lado da moeda é que desenvolvedores são cada vez mais escassos . Está cada vez mais difícil preencher vagas de desenvolvedores de software, com esses empregos levando +80 dias para serem preenchidos hoje em dia (comparado a apenas 42 dias para cargos que não são de desenvolvedor). A escassez de talentos é apenas um dos contras de optar por construir uma solução de software.
Vantagens de construir software sob medida | Desvantagens de Desenvolvimento Próprio |
---|---|
Construir software que atenda às suas necessidades | Os desenvolvedores podem precisar de mais tempo para entender as necessidades da empresa |
Integrar mais facilmente o software à sua infraestrutura de TI | Um investimento maior de tempo e dinheiro inicialmente |
Diferenciar-se da concorrência | O ciclo de vida do desenvolvimento de software é mais longo |
Atualizar o software conforme necessário | Desenvolvedores bons são caros e difíceis de encontrar |
Quando construir software sob medida
Optar por construir uma solução de software pode ser a melhor escolha se:
Você precisa de uma combinação de diferentes funções e capacidades
Quando as empresas precisam de uma longa lista de capacidades diferentes, elas podem precisar comprar várias soluções prontas e juntá-las. Construir software dá às empresas a oportunidade de criar uma solução sob medida que atenda a todas as suas necessidades de negócios.
Você tem os recursos
Se você tem um orçamento maior, talvez possa construir exatamente o que está procurando. Além disso, se você já tem os recursos existentes – como desenvolvedores de software – disponíveis, construir pode ser a solução de que você precisa.
Você quer uma solução que possa crescer com o seu negócio
Normalmente, há um investimento inicial maior ao construir uma solução de software com desenvolvimento tradicional. No entanto, construir software sob medida permite que você faça modificações conforme sua empresa cresce e muda.
Desenvolver software com low-code
Usar métodos de codificação tradicionais para construir uma aplicação complexa pode parecer intimidador (e caro). As empresas não precisam apenas escolher entre construir ou comprar. Há uma terceira opção: desenvolvimento de aplicativos low-code.
Gartner prevê que, até 2025, 70% das novas aplicações desenvolvidas por empresas usarão tecnologias low-code ou no-code. Low-code mudou a maneira como desenvolvemos aplicações de software. Isso vem com seus próprios prós e contras.
Os prós incluem:
- Aumento da colaboração entre equipes, especialmente aquelas sem experiência em codificação
- Ciclo de desenvolvimento acelerado
- Feedback mais consistente, especialmente ao utilizar fluxos de trabalho Agile
- Maior capacidade de assumir controle total do ciclo de vida do desenvolvimento de aplicativos
- Redução dos custos a longo prazo
Considere o seguinte ao desenvolver com low-code
Vantagens de construir uma solução customizada low-code | Desvantagens de construir uma solução customizada low-code |
---|---|
Adaptar às necessidades específicas da organização – Criar soluções que correspondam exatamente a requisitos únicos | Tempo e talento – Construir com low-code ainda requer tempo e pessoas qualificadas, mas não tanto quanto o desenvolvimento tradicional |
Controle total sobre recursos e funcionalidades – Desfrute da liberdade de moldar cada aspecto da aplicação | Custos iniciais – Seu investimento inicial pode ser maior em comparação com alternativas COTS, mas o retorno sobre o investimento (ROI) compensa a longo prazo devido a uma combinação de vários outros fatores de custo e beneficio. |
Potencial para economia de custos a longo prazo – A customização permite otimização para eficiência de custos | |
Se com MENDIX: Aproveitamento fácil do AWS – A aliança estratégica da Mendix com a AWS permite integrar com poderosas capacidades do AWS |
Construir vs. comprar software: Como tomar a decisão
Aqui está como você pode determinar se uma solução COTS, construir sob medida ou construir com low-code é o caminho certo para você.
- Avalie suas necessidades: você vai precisar de muita mudança?
- Existem muitos requisitos sob medida para a sua organização?
- Faça uma análise de lacunas de requisitos em qualquer solução COTS
- Investigue a escalabilidade e flexibilidade da solução
- Faça uma análise do custo total de propriedade para revelar quaisquer despesas ocultas
Se você encontrar uma COTS que realmente atenda às necessidades da sua organização, ou se houver uma disposição para adaptar seus processos a ela, vá em frente. Para quase tudo o mais, construa você mesmo com low-code. É uma aposta certa para garantir que a solução se encaixe e você esteja mantendo os seu custos baixos (mantendo maior controle sobre a evolução desejada do seu software).
Como empresas tomaram a decisão de construir vs. comprar
A Universidade Estadual da Carolina do Norte optou por construir em vez de comprar.
Unidades em todo o campus da NCSU haviam desenvolvido soluções para o gerenciamento de inscrições não creditadas usando SharePoint, Access, notas adesivas e planilhas. A disparidade de dados criou ineficiências, então a universidade buscou uma nova maneira de gerenciar seu sistema de inscrição não creditada.
Tempo, orçamento e outras restrições de recursos tornaram inviável a construção de uma aplicação Java personalizada internamente, então a NCSU optou por lançar um RFP (Pedido de Proposta). As cotações que receberam dos fornecedores de COTS foram assustadoramente altas: $3-10M ao longo de cinco anos.
Usando low-code, uma equipe de estagiários construiu um MVP (Produto Mínimo Viável) do sistema chamado REPORTER, em pouco mais de dois meses. Três meses depois, lançaram o sistema completo. O custo total em dinheiro e tempo do REPORTER: menos de 1 milhão e apenas seis meses para lançamento.
A Saga Healthcare é a principal cuidadora de idosos no Reino Unido.
Com o desenvolvimento low-code, a Saga entrou em um novo mercado e ampliou o compromisso e os serviços que oferecia aos seus clientes. A Saga estava procurando desenvolver um novo sistema para fornecer serviços de cuidados de saúde domiciliares para idosos.
No dilema de construir vs. comprar software, a Saga começou procurando terceirizar o desenvolvimento de uma aplicação personalizada. Após receber um orçamento de um fornecedor de £12 milhões com um tempo de construção de três anos, a Saga procurou outras opções.
O CEO Lance Batchelor inspirou a equipe de TI a usar um pensamento não convencional para considerar alternativas. Seguindo esta diretriz, a TI da Saga decidiu desenvolver com low-code. A equipe de TI construiu um sistema de agendamento de cuidados domiciliares, SACHA, em apenas seis meses por menos de £250 mil — uma economia de custo de 97,9%.
O melhor dos dois mundos
Ainda está em dúvida se deve construir, comprar ou construir com low-code? A plataforma Mendix também oferece um meio-termo: soluções adaptáveis para fornecedores independentes de software (ISV). Essas soluções construídas pela Mendix combinam as vantagens das soluções COTS com um alto grau de personalização.
As soluções adaptáveis vêm sem os potenciais problemas encontrados ao criar uma teia emaranhada de código legado ou ao lidar com padrões de personalização complexos. Com as soluções adaptáveis ISV da Mendix, você está comprando uma solução padronizada que resolve uma necessidade específica, mantendo as vantagens de fácil personalização que você encontra com low-code.
“Com a Mendix, você ganha acesso a soluções COTS altamente personalizáveis. Você obtém os benefícios das capacidades prontas para uso com a habilidade de adaptar uma solução que se encaixe na sua organização como uma luva.”
jethro Borsje, Diretor de Ecossistema, Mendix