S4 Digital

Construindo aplicativos sem código

Como Criar Aplicativos Sem Código

Plataformas de no-code e low-code fornecem ambientes de desenvolvimento visual sem linhas de código em linguagens de programação complexas. Com o desenvolvimento simplificado, criar aplicativos sem código se torna mais acessível para mais pessoas, independentemente da experiência em desenvolvimento.

Tanto as plataformas de no-code quanto as de low-code facilitam o desenvolvimento de aplicativos para não desenvolvedores com recursos como:

IDEs visuais Modelos, widgets e componentes pré-construídos Processos de desenvolvimento abstratos e automatizados Funcionalidade de arrastar e soltar Desenvolvimento multiusuário com fluxos de trabalho sincronizados Plataformas de no-code são totalmente livres de código. Já as plataformas de low-code podem ser usadas tanto por desenvolvedores experientes quanto por aqueles sem experiência. Usuários empresariais podem criar aplicativos simples em um ambiente visual e fácil de usar, enquanto desenvolvedores profissionais têm a liberdade e as ferramentas para estender as capacidades dos aplicativos no-code. Eles também podem criar novos aplicativos personalizados e complexos.

3 passos para criar aplicativos sem programação

  1. Idealização é o primeiro de tudo: qual é o propósito do seu aplicativo? Existe uma necessidade específica em mente ou você está apenas explorando o que está disponível?

Antes de determinar se você pode construir seu aplicativo sem precisar programar, considere o seguinte:

Quem é o público-alvo do aplicativo? Quais problemas de negócios você precisa resolver? Qual é o seu orçamento? Qual é a data de lançamento desejada? Sua concorrência oferece um aplicativo similar? Como o seu pode ser melhor? Que tipo de aplicativo você deseja criar? Web, móvel ou ambos? Será usado em dispositivos Android ou Apple?

  1. Selecione uma plataforma de no-code/low-code: uma vez que você tenha um escopo amplo de seus objetivos, é hora de começar a pesquisar plataformas.

Plataformas de no-code são perfeitas para construir aplicativos básicos com um propósito simples. Por outro lado, plataformas de low-code oferecem um meio termo entre no-code e programação.

Por exemplo, o IDE low-code do Mendix permite que pessoas não técnicas implantem aplicativos de alta qualidade rapidamente. E desenvolvedores experientes têm o poder de trabalhar em soluções mais complexas.

Há uma certeza na vida: mudança. As necessidades de negócios e usuários mudam e os aplicativos precisarão evoluir. Se você estiver usando uma solução low-code, poderá fazer atualizações rápidas e atender às necessidades futuras com facilidade.

Novamente, avaliar uma plataforma é crucial. Todas as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos têm diferentes capacidades e limitações. Antes de se inscrever em uma plataforma, verifique se ela pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de aplicativos de curto e longo prazo.

  1. Comece a construir: uma vez que você tenha escolhido sua plataforma de desenvolvimento de aplicativos, pode começar a criar aplicativos sem código imediatamente.

Cada plataforma terá um processo de integração diferente. Mas, em geral, você pode esperar trabalhar em um ambiente altamente visual.

Com o Mendix, os usuários podem começar a construir um aplicativo móvel ou web do zero ou com um template totalmente personalizável, que inclui layouts pré-construídos e funcionalidades prontas para uso. Ao trabalhar com o template, o editor visual apresenta uma caixa de ferramentas com widgets estilizados e blocos de construção que você pode arrastar e soltar no seu aplicativo. Quando seu aplicativo estiver pronto para lançamento, você pode implantá-lo com apenas um clique.

Construa aplicativos sem programação com o Mendix

Desde desenvolvedores experientes até consultores de negócios não técnicos, o Mendix capacita equipes a construir aplicativos com ou sem código.

“Eu me inscrevi com uma conta gratuita do Mendix e 30 minutos depois… eu tinha meu primeiro aplicativo implantado.”

O gerente de consultoria empresarial Jakob Schillinger conseguiu construir e implantar um aplicativo crítico para gerenciamento de recursos sem ter qualquer experiência em programação. “Eu me inscrevi com uma conta gratuita do Mendix e 30 minutos depois, após o tutorial básico, eu tinha meu primeiro aplicativo implantado”, diz ele.

O Mendix simplifica, abstrai e automatiza grande parte do processo de desenvolvimento. Veja como:

Entidades em vez de bancos de dados

No Mendix, a estrutura do banco de dados é simplificada em entidades, atributos e associações.

  • Entidades: são tabelas de banco de dados tradicionais
  • Atributos: são colunas e tipos de dados
  • Associações: cobrem a cardinalidade entre dois relacionamentos

Com o Mendix, você só precisa focar no relacionamento entre entidades.

Templates em vez de código

Depois que seu banco de dados é construído com passos simples de arrastar e soltar, você pode começar a construir sua interface de usuário com templates guiados facilmente.

Os templates consistem em um layout de navegação e widgets reutilizáveis e prontos para uso para acelerar o desenvolvimento. Você pode mudar facilmente a aparência do seu aplicativo com nosso criador de temas. Tudo o que você precisa está disponível pronto para uso e é personalizável.

Microflows

Por fim, a lógica de negócios é crucial. Você quer um aplicativo que possa lidar com cálculos, integrações e mais do que apenas a abertura e fechamento de páginas. Os microflows preenchem essa lacuna.

Um microflow é a lógica de negócios baseada na Notação de Modelagem de Processos de Negócios (BPMN) e permite visualizar a lógica que você está construindo. Você pode construir microflows com passos simples de arrastar e soltar e alterá-los conforme as regras de negócios mudam.

Construir aplicativos sem código é possível! Tudo o que é necessário é uma estratégia clara e a plataforma certa de no-code ou low-code.

Inicie a construção de um aplicativo sem código com a S4 Digital. Agende sua reunião conosco.

Acesse o artigo original aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Todas as imagens apresentadas são geradas por IA e quaisquer semelhanças com lugares ou pessoas reais são puramente coincidentes. Essas visuais são apenas para fins ilustrativos e não devem ser consideradas representações precisas