A Revolução Silenciosa do Low Code no Brasil
A dinâmica empresarial do Brasil está sendo sutilmente remodelada pela inovação trazida pelas plataformas de Low Code. Saiba os números da adoção atual e das perspectivas de curto e médio prazo e entenda a revolução do Low Code no Brasil.
Uma pesquisa do IT Forum realizada em 2023/24, contando com 160 líderes de TI das maiores empresas operando no Brasil, revela um panorama de crescente adoção e expectativas de crescimento tecnologia disruptiva.
Cerca de 27% das empresas brasileiras já adotou o Low Code e tem planos para expandir seus investimentos no próximo ano, evidenciando uma aposta firme no potencial dessa abordagem. Ainda assim, um cauteloso 13,8% implementou a tecnologia, mas não prevê novos desembolsos, possivelmente aguardando um retorno sobre o investimento atual antes de prosseguir.
Surpreendentemente, 40% dos inquiridos ainda não se aventuraram no Low Code e não têm planos de investir, um indicativo de que há um terreno fértil para a disseminação e educação sobre as vantagens do Low Code. Por outro lado, 19,4% estão se preparando para embarcar nesta jornada, com investimentos iniciais previstos para o futuro próximo.
Quando se trata de projetos em Low Code, 16,3% dos entrevistados estão em estágios avançados, com projetos definidos e fornecedores já escolhidos. Outros 17,5% têm um plano, mas ainda estão na fase de seleção de um fornecedor adequado. Enquanto isso, 16,3% ainda estão delineando seus projetos de Low Code. É notável que 56,3% não forneceram informações detalhadas, talvez indicando um estado de reflexão ou considerações estratégicas internas.
A importância atribuída às soluções de Low Code/No Code no presente mostra um equilíbrio nas opiniões: 13,1% classificam a importância como alta e o mesmo percentual atribui um valor muito alto. No entanto, a visão é um pouco dividida, pois 26,9% veem essa importância como baixa ou muito baixa, e 27,5% adotam uma perspectiva moderada.
Nos próximos 2 a 3 anos, 20% dos CIOs preveem alta relevância e 23,1% esperam importância muito alta, indicando um crescimento significativo na valorização dessas plataformas. A escassez de talentos qualificados em TI, um desafio global, parece ter uma solução no Low Code, reconhecido por 76,9% das empresas como uma alternativa viável.
Dessa forma, esses dados pintam um quadro onde o Low Code está ascendendo à condição de uma força transformadora no setor corporativo brasileiro. Apesar de uma porção de empresas ainda estar avaliando seu lugar nesta nova onda, a perspectiva positiva e a aceitação entre os pioneiros são claras. O Low Code é uma realidade concreta, integrando-se às estratégias de crescimento e inovação das empresas, prometendo revolucionar a eficiência e agilidade do desenvolvimento de software no país.
A sua empresa também pode fazer uso dessa realidade de crescimento e inovação promovida pelo Low Code! Clique aqui e agende uma reunião conosco! A S4 Digital está aqui para executar a sua missão de forma acelerada e efetiva!