Empresas Componíveis: Agilidade e Resiliência com Low Code e Mendix
Ao abraçar o modelo de empresa componível, as organizações podem alcançar maior agilidade, eficiência e resiliência, fundamentais no cenário de negócios em constante evolução. Uma empresa componível é caracterizada por sua agilidade e resiliência, projetada para adaptabilidade em tempo real e resiliência diante da incerteza. A força motriz por trás desse conceito é a necessidade de soluções mais flexíveis e focadas em resultados em sistemas complexos. Esse conceito está alinhado com a arquitetura MACH – Microserviços, API-first, Cloud-native e Headless. A sua jornada rumo a se tornar uma empresa componível envolve uma mudança estratégica no pensamento, na arquitetura e na tecnologia, sustentada por princípios de modularidade, descoberta, autonomia e orquestração. A Mendix emerge como um habilitador vital nessa jornada, oferecendo uma plataforma que acelera o desenvolvimento, fomenta a inovação e garante integração perfeita com sistemas legados alinhando-se com a necessidade de arquiteturas componíveis. Mendix permite que as organizações se tornem mais ágeis e responsivas por meio de desenvolver, implantar e modificar aplicações rapidamente em resposta às mudanças nas exigências empresariais. A Mendix suporta uma arquitetura de empresa componível ao permitir que as empresas integrem diversas fontes de dados, sistemas e processos, possibilitando assim que o negócio componha e recomponha as operações digitais conforme necessário
No seu relatório Trend Insight Report: Becoming Composable, a Gartner enfatiza que a combinação de pensamento e arquitetura componível só pode ter sucesso se trabalharem juntos. A arquitetura sem clareza da missão não oferece a experiência transformadora de um negócio digital componível. Isso sublinha a importância de uma plataforma como a Mendix, que não só suporta o desenvolvimento modular e a integração de sistemas, mas também capacita os tecnólogos de negócios a construir aplicações alinhadas com a estratégia componível da empresa.
Os Três Pilares da Componibilidade
Pensamento Componível: Envolve uma abordagem adaptativa à estratégia, estruturas organizacionais flexíveis e ciclos de planejamento variados.
Arquitetura de Negócios Componível: Apresenta uma abordagem baseada em valor para processos, trabalhando com capacidades de negócios e promovendo responsabilidade distribuída.
Tecnologias Componíveis: Caracterizadas por metodologias de desenvolvimento ágil, arquitetura modular e processamento de dados distribuído.
Princípios-chave de um Negócio Componível
Negócios componíveis são construídos sobre os princípios de modularidade, descoberta, autonomia e orquestração. Por exemplo, um motor de precificação em um ambiente componível encapsularia processos específicos como precificação de produtos, seria pesquisável e reutilizável para várias finalidades de negócios, operaria autonomamente e seria governado por protocolos de segurança e orquestração de fluxo de trabalho.
Transição para uma Empresa Componível
A mudança para uma empresa componível envolve a transição de configurações centradas em projetos para configurações centradas em produtos, enfatizando o design thinking e o design centrado no usuário. Essa mudança torna a adaptação dos processos, como adicionar um rastreador de carbono aos processos da cadeia de suprimentos, mais ágil e eficiente, sem a necessidade de extensos códigos. À medida que as organizações adotam sistemas de ERP componíveis, elas passam de uma mentalidade ‘construída para durar’ para ‘construída para mudar’.
Mendix: Facilitando a Componibilidade nas Empresas
A plataforma de baixo código da Mendix desempenha um papel vital ao permitir que as empresas se tornem empresas componíveis. Eis como:
Desenvolvimento Modular: A Mendix oferece uma plataforma para o desenvolvimento de aplicações modulares, aumentando a agilidade e reduzindo o tempo e os recursos de desenvolvimento.
Integração e Conectividade: A Mendix garante a integração perfeita com sistemas existentes e uma gama de conectores e APIs pré-construídos para interoperabilidade.
Mercado Mendix: Um centro para componentes pré-construídos, promovendo reutilização e reduzindo a necessidade de codificação do zero.
Capacitação de Tecnólogos de Negócios: Usuários não técnicos podem facilmente construir aplicações usando componentes pré-construídos, fomentando uma cultura de inovação e agilidade.
Governança e Segurança: A plataforma inclui ferramentas de governança integradas para gerenciar a segurança de componentes, aplicações e da própria plataforma.
Desafios e Oportunidades na Componibilidade
Adotar uma abordagem componível traz desafios, como o aumento da complexidade do cenário e a necessidade de uma clara responsabilidade, mas também oferece oportunidades para rápida entrega de valor, implantação fácil de soluções modulares e maior satisfação do cliente.
Implementando a Componibilidade no seu ecossistema de TI: Uma Abordagem Estratégica
Envolver Campeões da Componibilidade: Estabelecer centros de especialização para incorporar os princípios da componibilidade no DNA da empresa.
Começar Pequeno: Iniciar com a prototipagem de aplicações modulares ou replataformação.
Avaliar a Situação Atual: Usar um ‘índice de componibilidade’ para detalhar os princípios para a empresa.
Focar nas Habilidades: Enfatizar a importância de metodologias como ágil e scrum, abordagens arquiteturais como microserviços e expertise empresarial.
A S4 Digital com sua equipe multidisciplinar especializada em Mendix Low Code, vai além de entregar soluções técnicas, empenhando-se em entender as nuances do seu negócio. Nossa metodologia engloba análises aprofundadas para fundamentar economicamente a escolha do Mendix, enquanto facilitamos o ‘change management’ na sua organização. Juntos, construímos uma jornada de transformação digital personalizada, assegurando que os resultados estejam em perfeita sintonia com os objetivos e valores da sua empresa.
Deixe um comentário