9 Tendências da Transformação Digital
Enquanto a transformação digital tem sido uma tendência há alguns anos, tecnologias emergentes tornaram esse movimento ainda mais importante. As empresas estão repensando seus modelos de negócios para se tornarem mais digitais e competitivas. Elas enfrentam um número crescente de startups e organizações estabelecidas, todas tentando se manter atualizadas nas tendências de transformação digital para alcançar uma vantagem competitiva.
As transformações digitais também permitem que as organizações façam uma pausa e identifiquem quais abordagens estratégicas são valiosas no ambiente atual e onde devem direcionar suas energias. Por exemplo, organizações que estão lutando para construir seus próprios serviços de TI podem avaliar se algumas tecnologias legadas internas devem ser substituídas por tecnologias de provedores de software como serviço (SaaS).
A transformação digital é um componente importante das operações comerciais de uma organização moderna. Mas algumas organizações que começaram suas jornadas de transformação digital têm lutado para desbloquear valor a partir dela, de acordo com a McKinsey. Um estudo recente descobriu que a pesquisa da McKinsey mostra que as organizações que “lançaram alguma forma de transformação digital” experimentaram, em média, apenas um terço dos benefícios de receita esperados.
As transformações digitais abrangem cultura e organizações, assim como as tecnologias mais recentes. Os diretores de informação (CIOs) devem trabalhar diretamente com os CEOs e outros líderes empresariais para alinhar as mudanças culturais necessárias para tornar a transformação digital bem-sucedida.
E, embora nenhuma estratégia de transformação digital seja igual a outra, aqui estão algumas tendências recorrentes que ajudam as organizações a se envolverem em iniciativas de transformação digital bem-sucedidas.
Inteligência artificial e machine learning
Estamos entrando no segundo ano de adoção generalizada de ferramentas de IA generativa. Como tal, as organizações estão cada vez mais interessadas em ver como podem aplicar todo o conjunto de tecnologias de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para melhorar seus processos de negócios. Uma pesquisa recente do Instituto de Valor de Negócios da IBM descobriu que três em cada quatro CEOs dizem que a vantagem competitiva depende de quem tem a IA generativa mais avançada.
Está cada vez mais claro que, nos próximos anos, a IA demonstrará muitos casos de uso onde ela aumenta as atividades humanas e simplifica tarefas, em vez de eliminar grandes parcelas da força de trabalho. Por exemplo, a IA generativa como um motor de prompts melhorará a eficiência ao reduzir drasticamente o tempo que os humanos levam para criar esboços, gerar ideias e aprender informações importantes. Ela também criará chatbots mais inteligentes que podem lidar com perguntas simples, o que melhorará a experiência do cliente, liberando os representantes de atendimento ao cliente para resolver problemas mais complexos.
Além disso, o aprendizado de máquina será uma ferramenta incrivelmente poderosa para organizações orientadas por dados que procuram aproveitar melhor suas práticas de análise de dados. Por exemplo, o ML aplicado ajudará organizações que dependem da cadeia de suprimentos a tomar melhores decisões em tempo real. Isso permitirá que elas lidem efetivamente com condições ambientais e de mercado que poderiam atrasar a entrega de matérias-primas, produtos acabados ou ambos. Mas as organizações ainda precisam de humanos para decidir quais ações tomar com base no que os dados analisados pelo ML mostram.
Automação
Assim como IA e ML, a automação será um grande impulsionador da produtividade humana. Organizações em transformação digital provavelmente descobrirão vastas áreas de trabalho manual que podem e devem ser automatizadas. Por exemplo, a automação de processos robóticos (RPA) pode automatizar atividades de comércio eletrônico, como processamento de pedidos, gerenciamento de estoque e resolução de problemas dos clientes.
Computação em nuvem
As organizações passaram os últimos anos migrando para a nuvem. Se usam a nuvem pública, privada ou um ambiente multicloud, estão removendo a etapa onerosa de manter seus próprios data centers. Os provedores de serviços de nuvem utilizam tecnologias de nuvem para manter a disponibilidade e a segurança, permitindo que as organizações se concentrem em seus negócios principais.
Cibersegurança
Ao mover muitos serviços online, as organizações estão em maior risco de ataques digitais. É provável que a postura de segurança existente de uma organização, construída para sistemas legados e uma força de trabalho menos distribuída, enfrente dificuldades no ambiente moderno. Uma maneira que as organizações estão adotando para enfrentar a cibersegurança de frente é através da adoção do movimento “shift-left”. Essa abordagem envolve mover as considerações de cibersegurança para o início do ciclo de desenvolvimento, incorporando-as mais diretamente no código.
Outra maneira pela qual as organizações estão experimentando medidas de segurança avançadas é através do blockchain, que pode aumentar a integridade dos dados e proteger transações.
Computação de borda e Internet das Coisas
Mais dispositivos distribuídos exigirão maior interconectividade para gerar valor. A Internet das Coisas (IoT) permite que tecnologias se conectem e se comuniquem umas com as outras. Por exemplo, os fabricantes podem usar a IoT em suas fábricas para saber quando suas máquinas precisam de reparos, conhecido como manutenção preventiva. A computação de borda torna a IoT mais eficiente e poderosa ao trazer aplicativos empresariais mais próximos das fontes de dados, como dispositivos IoT ou servidores de borda locais.
Transformações em todo o setor
As transformações digitais afetam diferentes indústrias de maneiras únicas. Por exemplo, hospitais e provedores de saúde usaram a pandemia para repensar suas práticas inteiras. Eles desviaram dinheiro e recursos para estabelecer poderosos serviços de telemedicina, como videoconferências, e melhorar o acesso dos pacientes aos registros de saúde. Mas isso exigiu um investimento significativo em proteção de dados e aprimoramentos de cibersegurança, pois uma violação de dados contendo informações médicas sensíveis poderia ser catastrófica.
Os provedores de serviços financeiros aumentaram o uso de APIs para poder acessar maiores ecossistemas e se conectar com mais parceiros. E as organizações de consumo encontraram maneiras de estender a experiência do cliente digitalmente, como quando Wimbledon criou comentários gerados por IA em clipes de vídeo no aplicativo e no site de Wimbledon.
Low-code ou no-code
A transformação digital está mudando completamente o desenvolvimento de tecnologia com o advento de abordagens de codificação mais visuais. O low-code ajuda a equipe de DevOps simplificando alguns aspectos da codificação e o no-code pode introduzir não-desenvolvedores no processo de desenvolvimento. Essa abordagem exemplifica como a transformação digital combina avanços tecnológicos, como a criação de codificação orientada visualmente, com mudanças culturais. Essa mudança torna o desenvolvimento mais acessível a não-tecnólogos, quebrando silos e incentivando todos a participar da construção de produtos e soluções.
Trabalho remoto
A mudança para uma força de trabalho distribuída já estava acontecendo antes da pandemia. Enquanto algumas empresas estão ordenando que os trabalhadores retornem ao escritório em tempo integral, muitas estão optando por trabalho híbrido ou totalmente remoto. Como tal, elas precisam repensar seus fluxos de trabalho, como rastreiam elementos como produtividade e assiduidade, bem como como implementam as tecnologias digitais necessárias para realizar seus trabalhos. Por exemplo, as organizações podem precisar configurar uma rede virtual privada (VPN) mais robusta e poderosa para permitir que os funcionários façam login e acessem documentos sensíveis.
Faça as tendências de transformação digital funcionarem para você
Embora cada jornada de transformação digital seja diferente, há várias tecnologias emergentes e abordagens organizacionais que terão um impacto desproporcional em quase todas elas. Conduzir uma transformação digital leva tempo e recursos e nunca é realmente concluído. Portanto, as organizações devem tentar abordá-las com as tendências e ferramentas mais recentes em mente para evitar alterações custosas e desnecessárias no futuro.
Embora as transformações digitais exijam investimento e mudem fundamentalmente como uma organização conduz seus negócios, há muitos benefícios se feitas corretamente. Organizações bem-sucedidas nas transformações digitais liderarão a concorrência, melhorarão as relações com funcionários e clientes e estarão mais preparadas para o futuro.
Tecnologias emergentes e forças sociais estão criando novas experiências para os clientes, alterando expectativas e disruptindo modelos de negócios.
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Artigo original IBM.
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